A IEW Engenharia de Soluções realiza a montagens de painéis elétricos, painéis de automação, instrumentos de medição, infraestrutura elétrica e equipamentos necessário ao correto funcionamento de processos. E para que a qualidade desses processos seja mantida ou melhorada nossa equipe realiza os testes e comissionamentos necessários - processo que visa garantir que uma unidade ou instalação opere de acordo aos requisitos normativos e de projeto do proprietário.
Comissionamentos
Comissionamento é basicamente um processo que tem como objetivo assegurar que sistemas e componentes de uma edificação ou planta industrial estejam de acordo com os requisitos e necessidades operacionais do cliente, no que diz respeito ao projeto, instalação, testes, montagem e operação, deve ser realizada por uma equipe de profissionais treinados e qualificados uma vez que envolve atividades rigorosas e complexas. Podem ser divididas em 5 etapas:
Planejamento do Comissionamento
Esta fase consiste no desenvolvimento e revisão dos procedimentos e normas aplicáveis, na definição dos pacotes de comissionamento, elaboração dos check-list das demais etapas, alinhamento entre o plano do empreendimento e o cronograma de comissionamento e na elaboração e atualização dos cronogramas detalhados de cada etapa do processo
Complementação Mecânica
Nesta fase deverá ser avaliada a correta montagem das instalações conforme projeto e o acompanhamento dos testes específicos de cada equipamento, conforme especificações do fabricante e normas. Ao final dessa etapa, deverá ser registrada através de check-list (protocolos de complementação mecânica) as observações da montagem e resultados dos testes.
Pré-comissionamento
Esta etapa deverá ser realizada a sinalização que indiquem e proteja os equipamentos em teste. Ao final dessa etapa, a constatação do perfeito funcionamento e resultados dos testes dos equipamentos e linhas deverão ser formalizados através de check-list de protocolos de pré- comissionamento.
Comissionamento
O Processo de Comissionamento começa quando os check-lists e testes da etapa de pré-comissionamento foram concluídos, e as falhas corrigidas para atendimento aos requisitos estabelecidos pela equipe de comissionamento. É quando as instalações, equipamentos, sistemas ou sub-sistemas são colocados em funcionamento. Este é o momento em que a eficácia do planejamento e preparações descritos nos capítulos anteriores é posta à prova final. Não há atalhos para seguir esses procedimentos, não importa quão grande ou pequeno, simples ou complexo seja o projeto.
Sinalização por etiquetas e cadeados que indiquem e proteja os equipamentos em teste, energizados e em término de montagem e testes em equipamentos em grupos pré-definidos conforme condições oferecidas pelo processo de produção inserido, conforme especificações e normas são realizados. Como os sistemas ou sub-sistemas se tornam disponíveis após a conclusão dos testes de pré-comissionamento, e as falhas serem corrigidas, muitas vezes é possível testá-los com fluído do processo, sem interferir com as construções pendentes ou trabalhos de teste, utilizando os sistemas temporários ou equipamentos, se necessário. Nessa etapa são feito os testes a frio - é a denominação dada ao conjunto de aferições e testes de malhas, usando só a tensão de controle, sem a tensão de trabalho ou sem colocar cargas nos equipamentos dos sistemas/subsistemas. O objetivo é ir até os testes de malhas, deixando os sistemas/subsistemas em condições de entrar em operação, para serem testados com carga- e teste a quente - São os testes com carga, começando com as verificações individuais de todos os equipamentos de um sistema/subsistema. Vibração, velocidade, temperatura dos mancais, etc
Operação Assistida
Termo estabelecido em contrato que determina o tempo e condições que será dado assistência técnica no local pelo fornecedor do equipamento logo após a entrada de um sistema/subsistema e sua entrega à operação, os grupos de equipamentos já deverão estar comissionados à frio e à quente para então ser estabilizado o processo de produção, monitorados os parâmetros de funcionamento dos equipamentos, realizados os ajustes finais nos sistemas e averiguado a aderência ao Plano de Produção.