De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia - VIM, calibração é uma "operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação"
A fim de assegurar a qualidade em processos produtivos, é fundamental garantir que as medições realizadas para tomadas de decisão sejam confiáveis, para isso é necessário, além de especificar adequadamente tais instrumentos, a garantia da rastreabilidade de tais medições. Embora a rastreabilidade seja assegurada com as calibrações dos instrumentos, a correta interpretação e aplicação dos resultados obtidos (erro e incerteza) bem como a manutenção do status de calibração são fundamentais, pois a desconsideração desses fatores pode comprometer o processo produtivo. No Brasil o órgão responsável por manter os padrões primários e dar a rastreabilidade as medições no país é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO
O resultado de uma calibração permite tanto o estabelecimento dos valores do mensurando para as indicações como a determinação das correções a serem aplicadas. Além disto, uma calibração pode, também, determinar outras propriedades metrológicas como o efeito das grandezas de influência. A frequência de calibração dos instrumentos depende do tipo de construção, e normalmente é definida pelo fabricante qual será a periodicidade de calibração. O resultado de uma calibração pode ser registrado em um documento, algumas vezes denominado certificado de calibração ou relatório e calibração.
Para garantir que os equipamentos e instalações elétricas de uma organização esteja em condições de uso alguns teste e ensaios devem ser realizados. No mesmo equipamento são realizados vários tipos de ensaios, os quais são estabelecidos por normas a exemplo das NBR 6940:1981, NBR 5356,IEC 60092-350/2008, NBR 6813/1981,IEC 60092-350/2008, IEC 62271-200 e ANSI / IEEE C.37.20.2. Os ensaios abrangem uma infinidade de equipamentos e vão desde testes em rele de proteção até ensaios de perdas dielétricas em óleo isolante, porém pode-se citar como exemplo mais comum o ensaio em transformador.
Ensaio em transformadores (ABNT NBR 5356-1:2007 Versão Corrigida:2010)
Ensaios de rotina (Item 11.1.1)
medição da resistência dos enrolamentos
medição da relação de transformação e polaridade e verificação do deslocamento angular e seqüência de fases
medição da impedância de curto-circuito e das perdas em carga
medição das perdas em vazio e corrente de excitação
ensaios dielétricos de rotina
ensaios de comutador de derivações em carga, quando aplicável
medição da resistência de isolamento
estanqueidade e resistência à pressão, a quente em transformadores subterrâneos de qualquer potência nominal e à temperatura ambiente nos demais transformadores de potência nominal igual ou superior a 750 kVA
verificação do funcionamento dos acessórios
ensaios de óleo isolante para transformadores de tensão nominal 72,5 kV, ou potência 5 MVA
rigidez dielétrica;
teor da água;
fator de perdas dielétricas ou fator de dissipação;
tensão interfacial
verificação da espessura e aderência da pintura da parte externa de transformadores com Um 242 kV
O laudo técnico é um documento que atesta o cumprimento das normas regulamentadoras das instalações e equipamento, é realizado por um engenheiro registrado no CREA. O laudo é uma ferramenta importante tanto na manutenção das instalação quanto na segurança das pessoas, a adequação da NR12 por exemplo garante a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, enquanto a NR10 a segurança em serviço e instalações com eletricidade.
Exemplos de Laudos Técnicos:
SPDA, aterramento;
NR 12;
NR 10;
Área de Característica Tipo Ex;
Laudo de continuidade de aterramento;;
Laudo Miliohmímetro;
Harmônicos e fator de potência Seletividade lógica;
Aterramento;
Relatório Técnico das instalações (R.T.I.);
Prontuário das instalações Elétricas (P.I.E.);
Laudos Termográficos.